sexta-feira, 8 de julho de 2011

Google+ nāo é só mais um.


A última semana mexeu com os sentimentos de muita gente com o lançamento do Google+ (Google Plus), espalhando euforia, curiosidade e desconfiança pela rede. Porém, antes de olhar os recursos, vamos olhar a proposta do novo serviço do Google.

Vi muitos comentários do tipo 'vai se juntar ao Buzz e Wave no hall de fracassos'. Na verdade a comparação não é tão válida porque aquelas eram basicamente novas ferramentas enquanto o Plus é uma plataforma. É um local de encontro dos serviços do Google, uma evolução do Google Profiles que vai potencializar o Google Contacts, dar mais força ao Picasa e ao Google Talk, vai colaborar com a qualificação e o compatilhamento da busca orgânica e poderá realizar uma série de e-se's que esbarravam na falta de uma melhor integração dos serviços.

Sobre monetização, os links patrocinados do Google já fazem um estrondoso sucesso. É cedo para falar de fanpages, mas o Google Places já abriga páginas sobre lugares vinculados ao Google Maps permitindo avaliação e comentário sobre os estabelecimentos com recurso de check-in.


Sobre o potencial mobile, o aplicativo para Android é bem interligado com o sistema operacional, já prospectando uma nativa integração nos smartphones e tablets. Ainda vale lembrar que já foi lançado no mercado pela Samsung o primeiro notebook com o ChromeOS, o sistema operacional baseado na tecnologia do Google Chrome.


Todos falam do potencial do Facebook, mas pra quem o usava antes de 2009 ou antes do FarmVille, sabe que não era tão diferente do que o Plus apresenta hoje. É bom salientar que ainda é a versão de testes, ninguém precisa entrar lá se não quiser. O Google está ciente e monitorando a opinião dos envolvidos.


E se fosse realmente só o lançamento de uma nova ferramenta, o Google não se comprometeria tanto a ponto de mudar o design dos produtos que carregam diretamente a sua marca. A barra superior preta combinando com o vermelho e cinza no fundo branco já fazem parte da nossa rotina no Google Search, Google Maps, Google Calendar, entre outros.


O principal ponto não é ver o que tem hoje mas sim o que ele pode ter para frente. O Plus vai continuar exisitindo independente das pessoas postarem ou não no stream. Também não imagino que o foco seja recuperar o público que fugiu do orkut para o facebook, isso daria um outro post completo.


E sobre os novos recursos, pode-se saber mais sobre assistindo os vídeos abaixo.






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