domingo, 24 de julho de 2011

Orkutização

Começou como uma brincadeira de Twitter mas acabou virando um termo bem utilizado para explicar um fenômeno das redes sociais. Orkutizar obviamente veio com o nome do site e indica que algo está tomando as características do Orkut. Algumas que levam ao emprego desse verbo são a massificação, uso pelo mainstream, alta ocorrência de erros de português, alto grau de vergonha alheia e uso das ferramentas disponíveis de forma indevida (como mandar recados privados pelos depoimentos).


Interface do Orkut no início.

O Orkut no início era hit, poucas pessoas tinham acesso e o uso era muito mais próximo do que idealizava a equipe de desenvolvimento. As pessoas debatiam assuntos nas comunidades, as mensagens serviam para se comunicar, o mural de recados era relativamente discreto, as pessoas usavam bem o mecanismo. Mas uma série de acontecimentos levou os brasileiros a participarem cada vez mais, o site foi se adaptando à nova cultura dominante do serviço e nunca mais foi o mesmo. Virou sinônimo de chacota, embora ainda seja o site de rede social com maior numero de usuários registrados no Brasil.

Twitter gerando pérolas. (http://www.perolasdotwitter.com.br/)

O Twitter veio mais tarde, em 2007. Com uma proposta aparentemente sem graça, de escrever com apenas 140 caracteres o que você estava fazendo, logo ganhou a simpatia de alguns visionários. Foi utilizado de forma pioneira para acompanhar opiniões em tempo real de quem assistia a eventos ou programas específicos, ajudando inclusive na divulgação mundo afora. Isso aconteceu graças a uma ferramenta de busca que mais tarde foi incorporada ao serviço, o que estimulou a popularização dos tão cobiçados Trending Topics. E não demorou muito para o mainstream invadir o twitter, forçando trending topics, fazendo scripts para ganhar seguidores, fazendo spam, espalhando virus, gerando pérolas para sites de humor através de erros grotescos de grafia e mensagens sem sentido, entre outros. Orkutizou.

Embora o Facebook esteja controlando nas rédeas o mainstream, administrando o crescimento, muitos apontam que o maior site de rede social do mundo está orkutizando. Por maior controle que se deseje ter do mecanismo, a cultura adquirida da comunidade que usa o serviço acaba imperando. Logo, com esse crescimento estrondoso do Facebook, inclusive no Brasil, a expectativa é de que vai orkutizar.

Vendo tudo acontecer tão depressa, fica cada vez mais complicado identificar a fase de maturidade de um serviço que tenha como base as redes sociais. Os usuários estão cada vez mais ágeis em fazer novos cadastros e descobrir novos mecanismos, mesmo aqueles que foram contemplados com os incentivos, politicos ou não, da inclusão digital.

Embora mais ávidos por novidades, a questão do orkutizar não repousa necessariamente nas aptidões técnicas, mas principalmente no conceito de bom-senso que o usuário traz à rede. Muitas vezes toda a netiqueta construída ao longo dos anos pelas comunidades originais da internet está sendo abandonada, dando possibilidade de orkutizações cada vez mais velozes e mais chocantes. Lembrando de uma frase do filme Evolução (2001), nem sempre a espécie mais inteligente vira a dominante. E quem será a próxima vítima da orkutização?

2 comentários:

Anônimo disse...

Que post bacana, mas apesar de o Orkut ser a rede social mais popular do Brasil, como bem dito, é motivo de chacota por muitos, o que eu não entendo é que eu conheço muitas pessoas que tem Orkut e Facebook, o fenômeno é que a pessoa dentro do Facebook posta coisas interessantíssimas, participa de discussões de maneira saudável e aproveita dos recursos do da rede social devidamente, já no Orkut, a mesma pessoa, parece outra, completamente ignorante e com senso de humor péssimo, usando as ferramentas indevidamente e assim por diante, o porque disso eu não sei, mas será que o ambiente da rede social causa esse efeito nos usuários? Ou o fato de usar o Facebook ser um pouco mais complicado para os marinheiros de primeira viagem "filtra" os usuários e só os que realmente querem participar da rede permanecem?

Unknown disse...

Que a filtragem existe e que o ambiente influencia, eu não duvido. E há aqueles que têm a conta no Orkut apenas para marcar presença, para não matar alguns contatos, e quando são 'obrigados' a utilizar o site ficam um pouco incomodados. É compreensível.