domingo, 10 de janeiro de 2010

Na despedida fica alguma coisa 'em potencial'




O desejo de fazer a graduação em Publicidade e Propaganda é algo que raramente tem um bom embasamento quando se está cursando o ensino médio, apenas é legal ou massa. Passei esse período todo pensando em fazer Desenho Industrial. No terceirão, analisando os sites que já fazia naquela época, na st@rt online, fui tomado de uma vontade de estudar publicidade para aprimorar-me no lado social da comunicação.

Prestei vestibular na UFPR e não consegui. Então prestei na UNICENTRO e consegui. Antes que alguém pergunte.. UNICENTRO não é uma faculdade particular, é a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, que não fica no centro-oeste, mas em Guarapuava-PR, no centro-sul do estado.

Lá fiz minha graduação em Publicidade e Propaganda. Aprendi que Guarapuava era mais do que um buraco (que todos novos universitários comentavam), na verdade era um poço... de oportunidades. Ora, onde não existe nada, existe alguma coisa em potencial. Porém, com um discurso desses, ser chamado de 'loco' é pouco (até que loco em Guarapuava não é algo ruim, todo mundo se chama de 'loco(a) do céu').

Comecei a trabalhar essa locura na Klara, um projeto de inovação tecnológica incubado na INTEG, com o Leandro e a Manu. Nesse mesmo período um trabalho de faculdade foi aprovado para a campanha do vestibular da unicentro, em veiculação nacional, feito em dupla com o Rogério. Vale lembrar o trabalho da 'Fanta Uva' e do 'Pah! Notícias' feitos com o Bronson, inspiradores. Depois de quase dois anos, encerramos o projeto carregando uma vasta experiência e aflorando o sentimento de fazer diferente.

No final de 2006, achei outros locos para compartilhar a minha locura novamente. Chamou-se i9. Fazer algo diferente que Guarapuava não tivesse visto ainda. Buscar soluções em comunicação que as pessoas olhassem e pensassem: 'Ohssa!'. Proporcionar mais proveito da comunicação às empresas. Apresentar o conceito de comunicação integrada e desprender a idéia de que comunicação empresarial é apenas propaganda. Fomos chamados de 'românticos', mas faz sentido quando se tem amor no que faz. E de lá pra cá foi dia após dia de superação, de inovação, de intra-empreendedorismo, de passar pela sensação de fazer parte da equipe que está jogando a final da copa do mundo contra si própria. E a galera? Elodir, Renata, Zézão, Malu, Paulo, Thalita, Regina, Brauller, Tati, Poly, Marlus, Mateus, Patricia, Angeli, Renan, Monica, Fernando, Hindu, Milena, Leandro, Pimpão, Talita, Rodrigo, IgorEros e Jean. Valeu!




E agora, no início de 2010, parto para um novo desafio em Curitiba. Tenho certeza que toda locura de Guarapuava me ajudou e ainda me inspira nesses novos passos. Porque isso não é uma mania ou uma birra, é um ideal. Onde não existe nada, existe alguma coisa em potencial. Onde existe alguma coisa, ainda existe alguma coisa melhor em potencial. E assim por diante. :)

4 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o texto Mourão! Despedidas são sempre difícies, mas (que bom) que fica sempre algo 'em potencial'.

Abraço e sucesso nessa sua nova jornada!

Eros

Tatiana Lazzarotto disse...

A dor de quem fica é sempre maior do que a de quem se vai. Você ficou na i9, mas eu fico agora em Guarapuava. Sorte, Mouranes. Com todo perdão do clichê, você merece.

Unknown disse...

Morgote! Muita sorte na nova caminhada, é meio cliche dizer isso, mas não tem como ser diferente. Você merece tudo de bom que a vida pode dar.


Abraços!

ps: o captcha foi hydro :p

Renata Nizer disse...

osh fio. quanta coisa heim. por acaso fomos fazer o convite de formatura juntos. valeuz por td, mesmo.