domingo, 6 de abril de 2008

Do grego, stratègós (parte 2 de 2)

Retomando o post passado, a estratégia de presença é fundamental para o sucesso de um projeto de web com mínimização do índice de retrabalho.

'Tenho aqueles dados importantes em mãos, e agora?' Você já jogou banco imobiliário, age of empires, war ou xadrez? São jogos estratégicos que permitem a você atingir seu objetivo de inúmeras formas, com métodos, abordagens e táticas colocadas conforme a situação encontrada. Eu, particularmente, considero que manter o hábito esporádico de jogar alguns desses jogos pode ser considerado uma iniciativa de capacitação. Através deles acontecem exercícios de tomada de decisão, leitura e análise de cenários e performance em momentos de crise, que são pre-requisitos básicos para um perfil estrategista.

'Mas o que esses jogos de tabuleiro tem haver com o projeto web?' A estratégia! Lógico que você não vai obter seu sucesso no projeto web forçando um check no concorrente com a rainha e a torre, ou atingindo o público-alvo com 30 exércitos em Omsk. O que importa realmente é que em cada projeto, precisa-se encontrar a melhor forma de se atingir o objetivo, solucionar o problema de comunicação no ambiente web.

Então entram em jogo perguntas-chaves:
  • O que esse público deseja?
  • Como essa instituição deve ser posicionada no ambiente web?
  • Que serviços serão disponibilizados pela internet?
  • O que deve ser fornecido e o que deve ser omitido?
  • Como, onde e quando encontrar, persuadir e fidelizar o usuário?
  • Como devo tratar a segmentação?
  • Como será tratado o feedback dos usuários?
  • Há possíveis problemas? Quais? Quando? Com quem?
  • Quais são as vantagens e desvantagens superficiais e essenciais do projeto?
Estes são alguns dos questionamentos que orientam a estratégia de presença. As respostas dependem do conhecimento que você detém sobre o cliente em questão (o caminhão de informações). Raramente a mesma solução pode ser utilizada para clientes diferentes, pois elas são concebidas a partir de um cenário singular para uma condição singular. Por isso é importante analisar os cases de sucesso em busca de inspiração, mas nunca copiá-los na sua execução.

Anote tudo
É importante que, a medida em que vai surgindo a estratégia, aconteça a sistematização destas informações para que ao final desta fase do projeto, surja uma síntese num planejamento a ser seguido.

Não exagere na burocracia!
Por experiência própria eu aconselho, não coloque obstáculos demais nesta fase de planejamento do projeto. A motivação para planejar já não é tão grande e ainda enroscada nos papéis e '.docs'... é facilmente encoberto pelo desânimo.

Tenha um documento mestre 'a lápis'
Sem dúvida, ter o documento com as táticas previstas para compor a estratégia do cliente é tão importante quanto lembrá-las com certa freqüência aos envolvidos no projeto. Mas, os humanos que planejam podem errar também. Portanto, deve-se ter maleabilidade suficiente para contornar problemas que aparecerem conforme o desenrolar do projeto.

Não há receita de bolo para a estratégia de presença, cada estrategistas/planejador faz a sua conforme a práticas e a experiência. Aqui vão algumas explanações acompanhadas da minha opinião.

O próximo post tratará da Arquitetura de Informação.

Obrigado por acompanhar, fique a vontade para comentar.

2 comentários:

Anônimo disse...

O blog tah bao bao =)))
mas o blogueiro ae,, nao to botando fé, o cara demora mto para atualizar.

Poliana Lisboa disse...

mercelo, sou aluna da uel e estamos preparando uma paralização para amanhã. nossos laboratórios estão fechados para as aulas práticas porque não podemos pegar equipamentos emprestados. se quiser passar teu e-mail eu mando uma carta que estou passando para alguns cas pedindo apoio para a nossa causa. espero que estejam melhores que a gente, e se voce já conseguiu entrar em contato com outros centros academicos gostaria destes contatos para falar da situação da uel antes de nos encontrarmos no erecom! obrigada....