sábado, 6 de dezembro de 2008

Cultura "Digital" de Mercado

Assistindo a aula sobre Cultura de Mercado na pós-graduação de Gestão em Marketing, ministrada pelo prof° Roní Silva, fiquei pensando sobre todo o avanço da internet nos últimos anos. Pode parecer que eu estava 'baleiando', fora do ar, mas na verdade há muito sentido neste link.

Com todo esse avanço, as práticas de pesquisa e mensuração de resultados avançaram junto. Jamais houve método de mensuração quantitativa com tamanha exatidão como nós temos na internet hoje. Como diz o prof° Jheison Holthausen, "a internet deixa rastro". Ferramentas como o Google Analytics ou as enquetes das comunidades do Orkut me deixam fascinado por traduzir com facilidade, em gráficos, todo um esforço de mensuração, outrora deveras desgastante.

Painel do Google Analytics.

Pesquisa da comunidade 'Arquitetura de Informação', no orkut.

Ontem, acompanhando o #fmds pelo search do twitter, vi uma mensagem de uma usuário: "#FMDS Você já fez, faz ou faria post pago. Ao clicar no link, você vai para um formulário de enquete do Google Docs com o título 'FMDS - Post Pago' e as perguntas 'Qual seu blog?' e 'Você já fez post pago no seu blog?'. Os resultados então seriam publicados ao final do dia, com 64 respostas para uma pesquisa feita num único dia, requisitada de dentro de um fórum de discussões. Qual seria o custo e o desgaste de uma pesquisa dessa a 20 anos atrás? Primeiro que a 20 anos atrás não existia blog. :)

Acompanhando o Fórum de Mídias Digitais e Sociais ao vivo pelo search.twitter.com, pela tag #fmds.

A velocidade da informação cruzando o mundo de um lado para o outro já se incorporou ao hábito de muita gente. Pessoas jurídicas se relacionam com pessoas físicas e em algumas vezes se confundem. Uma década foi suficiente para gerar uma revolução sem precedentes e irreversíveis no comportamento do consumidor. Cabe às empresas perceber a evolução da cultura do mercado e não ficar para trás pela seleção natural, mesmo no 'interior'.

Um comentário:

Adriana Amaral disse...

Marcelo, tu conheces o Jheison? foi meu aluno :)