Com todo esse avanço, as práticas de pesquisa e mensuração de resultados avançaram junto. Jamais houve método de mensuração quantitativa com tamanha exatidão como nós temos na internet hoje. Como diz o prof° Jheison Holthausen, "a internet deixa rastro". Ferramentas como o Google Analytics ou as enquetes das comunidades do Orkut me deixam fascinado por traduzir com facilidade, em gráficos, todo um esforço de mensuração, outrora deveras desgastante.
Ontem, acompanhando o #fmds pelo search do twitter, vi uma mensagem de uma usuário: "#FMDS Você já fez, faz ou faria post pago. Ao clicar no link, você vai para um formulário de enquete do Google Docs com o título 'FMDS - Post Pago' e as perguntas 'Qual seu blog?' e 'Você já fez post pago no seu blog?'. Os resultados então seriam publicados ao final do dia, com 64 respostas para uma pesquisa feita num único dia, requisitada de dentro de um fórum de discussões. Qual seria o custo e o desgaste de uma pesquisa dessa a 20 anos atrás? Primeiro que a 20 anos atrás não existia blog. :)
A velocidade da informação cruzando o mundo de um lado para o outro já se incorporou ao hábito de muita gente. Pessoas jurídicas se relacionam com pessoas físicas e em algumas vezes se confundem. Uma década foi suficiente para gerar uma revolução sem precedentes e irreversíveis no comportamento do consumidor. Cabe às empresas perceber a evolução da cultura do mercado e não ficar para trás pela seleção natural, mesmo no 'interior'.
A velocidade da informação cruzando o mundo de um lado para o outro já se incorporou ao hábito de muita gente. Pessoas jurídicas se relacionam com pessoas físicas e em algumas vezes se confundem. Uma década foi suficiente para gerar uma revolução sem precedentes e irreversíveis no comportamento do consumidor. Cabe às empresas perceber a evolução da cultura do mercado e não ficar para trás pela seleção natural, mesmo no 'interior'.
Um comentário:
Marcelo, tu conheces o Jheison? foi meu aluno :)
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