segunda-feira, 8 de junho de 2009

E-vangelização: a religião colaborativa

Sempre fui muito ligado à religião, tanto pela influência da família como pela minha participação em movimentos da igreja. Sou católico atuante e respeito o ecumenismo. Venho acompanhando e estudando os conceitos de web colaborativa há algum tempo, e não achei que toparia com um cruzamento tão claro da minha religião com o meu trabalho/estudo.

Certa vez li um um artigo sobre webart em que na introdução havia um trecho que falava sobre a possibilidade da era da imanência, sem hierarquias, acontecer na internet. Nesse cenário sem hierarquias, não havia então o topo máximo das hierarquias, que segundo o cristianismo é Deus. Apresentei um artigo de iniciação científica sobre webart e coloquei esse ponto na apresentação. Fui questionado por um pastor que rebateu meu argumento dizendo que existiam hierarquias na internet e cada indivíduo conectado transporta à rede, ao virtual, senão toda, pelo menos parte da sua identidade e das experiências reais, onde Deus continua existindo na internet.

A questão é: as palavras do pastor fazem sentido, principalmente hoje.

Vou puxar um exemplo prático: a Canção Nova. Com certeza há toda uma história por trás da proposta, do surgimento, da instalação na Cachoeira Paulista, da construção do rincão... mas eu chamo atenção para a sua comunicação.

Website da Canção Nova

Um dia minha mãe comentou que ia assistir a canção nova pela internet e me doeu no coração ter que falar '_Mãe, não tem como'. Mais tarde eu conheci o website da Canção Nova e pude observar que além da WebTV (ao vivo), existiam ainda: web-radio (ao vivo), espaço no second life, chat, blogs, rede social da própria canção nova e comunidades no orkut, além de outros recursos numa estrutura multilíngue. Fiquei boquiaberto, pensei: 'Se existe esse tamanho de oferta, é porque existe demanda'. E assistindo a própria tv (que pega melhor do que qualquer outro canal aberto por estas bandas) vi uma espécie de Departamento/Grupo de Pesquisa & Desenvolvimento elaborando novos produtos de comunicação para a Canção Nova na internet.

Twitter da Canção Nova

Toda essa estratégia de presença acompanhada de um trabalho de identidade visual, considerávelmente bom, permite que a marca desbrave uma evangelização via internet, de uma forma mais agradável, eficaz e eficiente do que os powerpoints religiosos que lotam nossas caixas de emails.

Inicialmente, eu subestimei os fiéis do cristianismo, mesmo sendo um, na propagação da mensagem via web. Lendo o livro do Henry Jenkins, Cultura da Convergência, observando e participando desse fenômeno, passa a fazer cada vez mais sentido palavras como comunidade, coletividade, colaboração e conhecimento.

3 comentários:

Geraldo Fiuza disse...

Querido irmão, Marcelo, a Paz!
Fiquei super feliz ao ler seu artigo, pois ele traduz de forma bem simples a sua experiência com o trabalho que fazemos na evangelização. Aquilo que vc viveu e experimentou é o que queremos levar a milhares (e porque não dizer, milhões) de pessoas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Tenho certeza que Deus lhe apresentou a Canção Nova à toa, Ele tem um propósito por trás disso.
Como membro consagrado da Comunidade Canção Nova à 14 anos, tenho a alegria de te dizer hj: "Seja bem-vindo à família Canção Nova!" Estarei rezando para que o quanto antes vc vá descobrindo o seu lugar junto dessa obra de Evangelização para os tempos de hj.
Deus te abençoe, vc e toda a sua família. Um abraço.

Gustavo Henrique disse...

Marcelo,
Fico muito feliz de ver pessoas que reconhecem o trabalho da Canção Nova sem duvida é um dom muito grande de Deus, e saiba que Ele está usando de você como colaborador na obra d'Ele de evangelização, podendo assim levar o evangelho a todos ao nosso redor. O uso da ferramenta do Twitter Canção Nova é a forma que a comunidade encontrou de poder estar interligado com a sociedade podendo levar um evangelho a todos os povos, o numero de seguidores e de posts por dia mostra muito bem isso, Evangelizar por todos os meios, é entrar de cabeça num mondo da tecnologia.
Grande abraço para você continue sempre assim, levar as pessoas a conhecer Jesus.
Fique com Deus

Michele Matos disse...

Sempre admirei a comunicação da Canção Nova. E o fato dela não precisar da publicidade para se manter é realmente difícil de acreditar.
=)
Muito bom seu blog.