quinta-feira, 7 de agosto de 2008

BarackObama.com

A política é um assunto muitas vezes indigesto, assistir um horário político pode ser pior do que tortura física, um comício sem show não vale a pena e tantas outras afirmações do senso comum evocam a cada eleição.

Fazer marketing político é uma tarefa complicada que demanda atenção, controle, verba e principalmente feeling. E feeling anda sendo o diferencial do candidato Barack Obama à presidência dos EUA.


Barack Obama tem uma equipe competente zelando pelo seu marketing. Um braço da estratégia muito importante para esse branding estrondoso de Obama é a web. BarackObama.com, o site da campanha, é clean, bem arquitetado e montado com XHTML usando práticas de Tableless. Agradável de ler, agradável de admirar, completo no conteúdo, dinâmico, atualizado, rápido no acesso e se já não bastasse tanto, disponibilizou um site de relacionamento (my.barackobama.com) para seus eleitores e interessados discutirem em torno dos assuntos inerentes à campanha.


Obama também tem expressividade em redes de relacionamento externas ao seu site. Há um canal no youtube, devidamente personalizado com a identidade visual da campanha, em que estão os vídeos relacionados ao candidato. Barack Obama poderia contentar-se com todos estes pontos citados e já ser considerada uma das campanhas políticas mais inovadoras de todos os tempos, mas ele vai além. Tem até viral dele pelo Youtube, com diversos cantores voluntários cantando trechos de seus discursos.





Como já foi dito em outros sites, sem discutir a competência política ou dignidade, Barack Obama é mais que um candidato, é um case de Marketing Político.

2 comentários:

Anônimo disse...

É nada.

E qual a promessa-básica deste blog?

Mais cedo, Morão, mais cedo.

Tatiana Lazzarotto disse...

Então Obama tem um cabo eleitoral em Guarapuava.
Depois da palestra de ontem, até eu votaria no Obama.
Mas vem cá, Mourão... O que você pensa da questão do marketing político sobressair em uma campanha acima do que seria fundamental importância em uma eleição, como as propostas?
É um caso a se pensar. Não vá divagar muito!

tatilazz.zip.net
mulheresdeathenas.blogspot.com