sábado, 2 de agosto de 2008

Responsabilidade Social na Web

Estas últimas aulas da pós-graduação que estou cursando, ministradas pelo Prof° Silvio Stefano para a disciplina de Responsabilidade Social, esclareceram muitas dúvidas. Ao mesmo tempo, surgiram-me tantas outras sendo talvez a mais interessante: Como aplicar a Responsabilidade Social no ambiente Web?

Eu não sou expert no assunto, mas logo lembrei da ação 'Banco do Planeta' do Banco Bradesco. Este é um case que me deixou muito surpreso pelo modo como chegou à internet. Desenvolvido pela agência Click, o bancodoplaneta.com.br entrou no ar com uma campanha épica para anunciar o novo posicionamento do Bradesco.



Pesquisando sobre estratégias para promover o Marketing Social com relação ao meio ambiente, entrei neste site por lembrar da campanha e já cadastrei um perfil para entender a dinâmica do site.

Encontrei uma rede de relacionamento ativa, com um grande volume de conteúdo colaborativo e mediada com destreza e agilidade. As pessoas trocam informações, aconselham, perguntam, tendo como foco a sustentabilidade. O site ganhou vida própria e não precisa mais se apoiar na campanha de posicionamento para existir. Já tornou-se habito navegar, informar-se e relacionar-se nele. Essa propagação via site de relacionamento com geração de conteúdo colaborativo sobre como promover ações para sustentabilidade é, por enquanto, pra mim, uma das melhores ações de Marketing Social na Web que já apareceu pelo Brasil, quissá pela América Latina.

Com certeza a agência Click foi muito competente ao desenvolver o planejamento desse projeto. E sobre o aspecto técnico, é uma rede de relacionamento gerada e customizada a partir do site ning.com. A customização com direito, dentre outras coisas, o dominio personalizado custa US$4 por mês, senão é gratuito. Simples? Sim! Mas deu muito certo.

Nenhum comentário: