terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Atendimento, a linha de frente.

Hoje vou explanar sobre um processo que de fato é 'deveras pertinente' no projeto, o Atendimento. Uma parte muito 'social' que pode ser decisiva.

Nas agências, o Atendimento pode chegar de Herói a Vilão em 3.645 segundos, ou vice-versa. Afinal, como há quem acredita no profissional de atendimento como uma importante ligação no estilo 'o cliente na agência e a agência no cliente', também há quem acredita nele como 'officeboy de luxo', como quem faz um trabalho medíocre de leva-e-traz, ganhando muitíssimo bem pra isso.

A questão é que alguém tem que atender o cliente!

Mas o que seria atender o cliente? Acredito que 'atender' neste caso, seria melhor colocado como 'entender' o cliente. Já li, ouvi e aprendi muitas vezes que o sucesso de uma campanha começa no briefing. Aquelas folhas de papel, ou porção de bytes, compreendem toda a chave para a ignição do motor da agência. Quem executa o processo de atendimento, preferencialmente, deve ter noção na área de vendas, consultoria, planejamento, criação, produção, mídia... Assim sendo, um profissional completo. Talvez resumindo, deve-se ter feeling de sobra para poder 'entender'.

Na área das agências digitais, o processo é mais complexo ainda. Supondo que se tenha um profissional de atendimento superficialmente preparado conduzindo negociações e fechando negócios, qual é o peso dessas ações no projeto? Algo aparentemente simples e muito vistoso, aparentemente uma bela oportunidade de negócio, pode-se tornar um trabalho árduo, exaustivo e mal-remunerado para a agência. Ter um profissional de vendas cumprindo metas é bem diferente de um profissional de atendimento conduzindo o relacionamento da agência com o cliente, e vice-versa.

Entendo que o processo de atendimento é onde se começa a construir a campanha pelo fato de um representante da agência estar em contato direto, cara-a-cara, com quem será beneficiado diretamente com o êxito da ação, o cliente. Um processo que requer curiosidade, capacitação, dedicação, foco, criatividade, profissionalismo e o que mais o feeling puder oferecer de melhor.

Começando pelo processo do atendimento, através dos próximos Posts quero passar, de forma deveras didática, por todos os processos de projeto para Web.

2 comentários:

Hayflick Randômico disse...

Discordo de você, Mourão. O Atendimento pode sim tornar vilão toda uma agência em 3.645 segundos, no entanto acredito que a recíproca seja admitida.

Afinal, o que é mais fácil de se lembrar: vários acertos ou um erro? Essa é a questão. Caso haja uma demonização de quem (ou do que) quer que seja a luta para retomar o posto de Herói será árdua e tomará muito mais que 3.645 segundos.


BTW, add nos meus feeds.

Hayflick Randômico disse...

Errata:

...no entanto não acredito que a recíproca seja admitida nesse caso.